RESERVE SUA ESTADIA
18
Jun, 2021
19
Jun, 2021
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças

Novidades

A energia terapêutica centenária das TERMAS DE SÃO VICENTE

A energia terapêutica centenária das TERMAS DE SÃO VICENTE

A energia terapêutica centenária das TERMAS DE SÃO VICENTE

 

As Águas de São Vicente são as mais sulfurosas de Portugal , para além de apresentarem um nível elevado de alcalinidade. Assim, as principais indicações terapêuticas destas águas termais são relativas às afeções do aparelho respiratório e às afeções reumáticas e músculo-esqueléticas.

 

As Termas de São Vicente localizam-se na freguesia de Termas de São Vicente, concelho de Penafiel, a cerca de 3 quilómetros de Entre-os-Rios e a 38 quilómetros da cidade do Porto. A sua origem está no balneário luso-romano de São Vicente do Pinheiro, datado do ano 315 d. C., cujas ruínas romanas ainda se encontram no exterior do edifício, e que foram classificadas como monumento de interesse público Nacional, em outubro de 2020, pela Portaria n.º 619/2020, emitida pelo Gabinete da Senhora Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural.

 

Por Luís Filipe Freitas/Filipa Pires

 

PARA VIVER E RESPIRAR MELHOR

 

As águas de São Vicente são quimicamente hipotermais, hipomineralizadas, carbonatadas sódicas, fortemente silicatadas, iónicas e sulfúreas sódicas. Apresenta um pH de 8,6. A sua água termal nasce na rocha a 18,5 graus e é posteriormente aquecida para realização dos tratamentos… Devido às qualidades e características da água, é especialmente indicada para tratar várias afeções do aparelho respiratório.

 

Após consulta e consequente prescrição médica, o termalista é normalmente aconselhado a seguir um plano de tratamentos que deve ser de 14 dias ou mínimo de 7 dias que podem ser em parte comparticipados pelo sistema nacional de saúde, até 35% sobre o valor total da fatura.

 

Todos os tratamentos realizados com estas águas «fortalecem e melhoram o sistema imunitário», de acordo com Conceição Vales, há muitos anos responsável pelos tratamentos da área respiratória. As águas das Termas de são Vicente são recomendadas para as doenças do foro respiratório, sobretudo para pessoas que tenham sinusite, asma e renite alérgica. A irrigação nasal ajuda a limpar as vias respiratórias, penetrando água numa narina e saindo pela outra. A inalação liberta a expetoração, “pingos do nariz”, assim como o tratamento de aerossóis é recomendado para tratar bronquites. A nebulização é um tratamento considerado global que reduz afeções do foro respiratório.

 

 

Os tratamentos feitos com esta água termal têm mostrado muitos bons resultados para o sistema respiratório e pode ser realizado desde os 2 anos de idade. «Têm iniciado estes tratamentos crianças desde os dois anos que quando chegam à adolescência já não têm problemas respiratórios. Mesmo para quem tem grandes dificuldades respiratórias após a realização dos tratamentos, passam a respirar muito melhor, sentindo-se bem no inverno e no início da primavera», explica Andreia Rocha, referindo ainda outros benefícios: «Ao fazer a limpeza das vias nasais, com irrigação, limpamos os brônquios, o que nos ajuda a respirar muito melhor, também é muito útil para as pessoas que têm apneia do sono». Andreia Rocha considera que «é muito importante realizar os tratamentos com esta água termal antes da época do inverno a fim de evitar constipações e tomar antibióticos, assim como, se forem feitos os tratamentos antes da primavera, evita-se também a alergia ao pólen proporcionada por esta estação do ano». Recomenda-se a sua realização duas vezes por ano, ou logo «que o termalista se sinta mais atacado».

 

PARA CAMINHAR BEM E ALIVIAR DORES MUSCULARES

 

As indicações terapêuticas das águas de São Vicente atingem também várias afeções reumáticas e músculo-esqueléticas, nomeadamente utilizando as estufas de vapor quente à coluna, onde o termalista repousa de barriga para cima apanhando o vapor da água termal no centro da sua coluna, desde a zona cervical até à zona sacro, e este procedimento ajuda muito na cura e a aliviar a dor. Existe também o tratamento de vapor aos membros superiores e inferiores, feito com equipamentos modernos, indicado para quem tem nas mãos e nos pés artroses, artrites, má circulação nas mãos ou nos pés. No balneário das Termas de São Vicente, podem encontrar-se vários testemunhos de senhoras que tinham dificuldades em fazer renda e croché por terem artroses nos dedos das mãos e que após terem realizado o tratamento de vapor aos membros passaram a poder realizar as suas atividades sem dificuldades. De seguida, manifestam uma grande alegria por caminharem melhor.

 

 

Outros tratamentos com água termal que permitem o relaxamento e o alívio das dores musculares são realizados na piscina termal dinâmica, a qual tem incorporadas 60 opções de tratamentos: cascata, corredor de marcha, camas de água, subaquático, aerobanho e contracorrentes, e outros. Também existe na parte de SPA, diversos tipos de massagens com água, com creme ou com outros modernos e apropriados produtos.

 

 

FONTE: Saude Atual

 

 

 

avatar

Palace Hotel & Spa - Termas de São Vicente

Comentário (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18
Jun, 2021
19
Jun, 2021
Created with Sketch. 1 Created with Sketch.
Adultos
Created with Sketch. 0 Created with Sketch.
Crianças